Ao configurar uma interface E1, seja para prover um serviço ao cliente ou recebendo um link de uma operadora pública de telefonia, é necessário ter alguns conhecimentos sobre essa tecnologia. Com o intuito de prover esse conhecimento criamos esse post com a descrição de cada um dos parâmetros de E1 vistos em nossa linha de gateways SIP/E1.


Signalling

MFCR2: Quando se utiliza sinalização R2. É a maioria dos casos no Brasil;

ISDN Network, ISDN CPE: Quando se utiliza a sinalização ISDN, deve-se definir o elemento que representa o lado do usuário e o equipamento que representa o lado da rede. A prestadora de serviços de telefonia pública é normalmente considerada como sendo o lado da rede, neste caso, quando se utiliza o gateway para conectar a um link TDM de uma operadora de telefonia pública, deve-se selecionar a opção ISDN CPE. Por outro lado, quando se utiliza o gateway para fornecer o serviço de telefonia (como operadora) ou ao se realizar interligação com PABX legado, deve-se utilizar a opção ISDN Network.


Overlap dial (em ISDN)

Quando desabilitado, são enviadas na mensagem SETUP todas as informações para estabelecimento da chamada. Se desabilitado permite, após o SETUP, que mensagens adicionais com informações sejam encaminhadas em mensagens subsequentes. Esse parâmetro não precisa necessariamente estar configurado da mesma forma nos 2 equipamentos. Se não existir uma necessidade explícita para alteração deste parâmetro, recomendamos mantê-lo no padrão.


Switch type (em ISDN)

Variante da sinalização ISDN, os 2 equipamentos devem estar configurados da mesma forma. No Brasil geralmente se utiliza o EuroISDN, também conhecido como DSS1 em alguns modelos de PABX.


CRC

CRC4 é a sigla para Cyclic Redundant Check #4. É uma algoritmo para verificação de erros em dados transmitidos via E1. Os dois equipamentos(PABX vs Gateway/ Operadora vs Gateway) devem estar configurados da mesma forma. Dentre os alarmes que podem ocorrer pela configuração incorreta deste parâmetro estão o MFAE.


Clock source priority

O parâmetro Clock source priority determina se o sinal de clock recebido pelo E1 do gateway será utilizado como a fonte mestre do sincronismo da comunicação. O parâmetro definido como Disabled indica que o clock utilizado será aquele gerado a partir da própria interface. Define-se como prática comum que a operadora de telefonia pública forneça o sincronismo do link, sendo assim, quando o gateway for conectado a uma operadora tal parâmetro deve ser definido como Primary. Caso o gateway seja utilizado para fornecer o link E1 a um PABX legado, defina este parâmetro como Disabled.


Fractional E1

Determina a quantidade de canais que serão disponibilizados ao outro equipamento, no máximo de 30. Caso seja definido um número menor que 30, os canais que sobrarem do feixe E1 aparecerão como bloqueados, tanto para o gateway como para o equipamento remoto


AIS on SIP Unavailable

Essa funcionalidade desempenha o papel de verificação do status do servidor SIP e reporte do mesmo para o E1. Funciona enviando pings em intervalos pré-determinados para o host do servidor SIP, caso uma determinada quantidade destes pings não seja respondida num determinado período, será enviado alarme AIS para o link E1, permitindo que o equipamento que está na outra extremidade cesse o encaminhamento de chamadas ou utilize rota de contingência.


Get ANI first (em R2)

Exige que o ANI (número de A) seja enviado antes nas chamadas de entrada. Geralmente não é necessário alterar esse parâmetro, no entanto, dependendo de como está configurado o outro equipamento será necessário alterá-lo. Um dos sintomas quando se está com esse parâmetro configurado incorretamente é a mensagem de erro de protocolo que aparece no console do gateway;


Max ANI (em R2)

Quantidade máxima de dígitos do número de A(callerid) nas chamadas de entrada a partir do E1.


Max DNIS (em R2)

Quantidade máxima de dígitos do número de B(destinatário) nas chamadas de entrada a partir do E1.


Allow collect calls (em R2)

Permite a aceitação de chamadas a cobrar com sinalização pela categoria a partir do E1. Quando se utiliza o gateway interligado a PABX legado, é recomendável definir esse parâmetro como Yes.


Double answer (em R2)

Efetua o duplo atendimento (desconecta chamadas que são a cobrar) nas chamadas de entrada a partir do E1. Quando se utiliza o gateway com PABX legado, é recomendável definir esse parâmetro como No.


Metering Pulse Timeout (em R2)

Esse timeout determina o tempo de aceitação do duplo atendimento quando realizado pelo equipamento remoto. Geralmente é necessário alterar tal parâmetro quando o gateway está interligado a PABX e este tem o duplo atendimento habilitado. Quando enfrentar problema de PABX configurado com duplo atendimento, configurar esse parâmetro com um valor maior do que aquele com o qual o equipamento está efetuamento o duplo atendimento. Por exemplo, o PABX realiza o duplo atendimento (answer->clear back->answer) num intervalo de 2 segundos: neste caso deverá ser configurado no gateway um valor superior a esses 2 segundos, como o valor é expresso é ms, tal parâmetro deverá ser maior que 2000.